http://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/receitashttp://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/dicashttp://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/fam%C3%ADliahttp://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/look%20mam%C3%A3ehttp://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/sobre%20as%20criashttp://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/sobre%20mi%C3%A1http://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/organiza%C3%A7%C3%A3o

A importancia da minha rotina...

Sempre que eu uso a palavra ROTINA eu sinto uma tranquilidade ímpar! Porque é isso que ela me proporciona; tranquilidade. Eu com 3 filhos, não sei o que faria se minha vida não fosse feita de rotinas. Rotinas diárias, mensais, anuais. Minha opinião particular é que ter uma rotina sempre ajuda...e muito. As pessoas ficam pasmas quando me veem com as crianças na rua, ou quando recebo visitas. Óbvio que elas fazem artes, quebram coisas, me fazem passar vergonha, coisas comuns e aceitáveis, Benefícios que só as crianças podem e devem usar (risos internos) Afinal não importa a rotina, criança é sempre criança! Entretanto com 3 filhos, se você não tiver uma rotina muito bem estabelecida você  com certeza vai se transformar em uma ''mamãepirada''  Você já esteve perto de uma mãe que nunca sabia onde estava nada, que nunca sabia que horas eram naquele momento, que não sabia se estava procurando um par de meias ou se fazia a mamadeira? a coitada estava tão desorientada que a nossa vontade era de pegar a mulher e dar colo. Assim como a gente faz quando a criança cai, se machuca mas você vê que se ela olhasse por onde anda, não tropeçaria naquele pedacinho de pedra. Tudo é uma questão de começo e de se identificar com a ''tática'' Existe sim, pessoas que vivem bem sem rotina ( Estou pensando num patamar além do que os meus olhos podem ver) Na minha cabeça, a rotina nada mais é do que a organização do tempo. As crianças normalmente (dependendo da idade, não tem noção das horas. Mas sim do tempo. (manhã/tarde/noite)
Sempre percebi meus filhos mais seguros,calmos. Jamais os vi ansiosos. Acho que esses são os pontos positivos da rotina infantil: Criança segura, saudável, estável e com menos chances de se tornar um adulto ansioso. Já que de maneira particular a ansiedade nunca me fez bem. Eu quando criança não tinha rotina. Não sabia a hora que iria para escola, não sabia se almoçaria de manhã ou de tarde, se seria ás 10:00 ou ás 14:00 horas. Minha mãe sempre trabalhou fora e muito. Então eu ficava por conta de outras pessoas.
Um dos segredos da rotina para mim, é que tão logo as crianças entendam, você deve conversar com elas, e faze-las entender a noção de tempo. Eu sempre conversei muito com as crianças, como se elas realmente entendessem tudo que as cercava. Da maneira mais simples eu explicava a noção de tempo ( e ainda explico) Por exemplo: Isaac ( que tem 4 anos e ainda não sabe a respeito das horas, mas entende a noção de tempo)
Manhã é quando você acorda até a hora do almoço (geralmente falo comidinha/papá... hauhauahuaha) Quando você vai a escolinha.
Tarde é a hora que você chega em casa, que a mamãe assiste desenho e que a gente brinca de bicicleta, vai no clube ou na pracinha.
Noite é quando a mamãe lê historinha, enche o balde para você tomar banho....
E assim eu vou explicando a noção de tempo para ele. Então basicamente ele não fica ansioso esperando a hora da diversão logo que acorda porque ele sabe, que dentro da rotina isso só vai acontecer depois que ele chegar da escola. E acredito muito na tranquilidade que isso me traz. Ter uma rotina não significa que nem você e nem a criança não tenham a autonomia para muda-la. Afinal de contas eu sei que tudo nos livros e na teoria é tão simples que nos faz crer que estamos praticando errado. A questão é: Nossos filhos não são robôs, eles tem sentimentos, vontades próprias e acima de tudo PERSONALIDADE.  E cada pai, cada mãe, tem uma didática que melhor se encaixa. O importante é você encontrar a que te faz mais feliz.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Você faz uma falta IMENSA no IG.

    Ainda bem que existe esse espaço que nos permite estar perto... :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana! eu estou no Ig como @mamaetapirando mega beijo!

      Excluir
  2. Adorei o post...conta pra gente como é sua rotina pra termos como modelo...tb tenho três 12anos,3anos e 9meses...e já me sim piradona....kkkkk...preciso de uma rotina urgente....tb sou dona de casa.bjsAdoro sei IG e seu blog.Deus abençoe sua família.

    ResponderExcluir
  3. Adorei !!!!!aqui em casa tb tem rotina e aos finais de semana fujo um pouco mais sempre deixo tudo organizado pra melhor desenvolvimento das atividades com as crianças! !!! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Adorei !!!!!aqui em casa tb tem rotina e aos finais de semana fujo um pouco mais sempre deixo tudo organizado pra melhor desenvolvimento das atividades com as crianças! !!! Beijo

    ResponderExcluir
  5. Não consigo ter, fazer uma rotina. Aqui o dia vai passando, e eu só vou fazendo as coisas.. 😕😑

    ResponderExcluir