http://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/receitashttp://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/dicashttp://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/fam%C3%ADliahttp://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/look%20mam%C3%A3ehttp://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/sobre%20as%20criashttp://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/sobre%20mi%C3%A1http://mamaetapirando.blogspot.com.br/search/label/organiza%C3%A7%C3%A3o

Como lavar roupas














Acho que já deu para perceber o quanto amo produtos de limpeza e principalmente lavar roupas! se  pudesse lavaria todas as roupas do planeta terra kkkkkkkkkk( a louca) amo ler cada rótulo, entender e desvendar o mistério por trás dessa tarefa que para muitas mulheres é inglória. Quando tinha 17 anos, trabalhei em uma lavanderia. E me senti no céu! foi quase um doutorado nesse quesito! aprendi a ler as etiquetas e interpreta-las. A estudar as peças de roupas e identificar o que de fato ela necessitava. Então resolvi fazer essa postagem para vocês.
Ignorar as etiquetas:
*Eu sei, parece besteira, mas os símbolos de lavagem existem  para que você entenda qual é a melhor maneira de lavar e conservar aquela peça. Ignorarar essas instruções pode levá-la a fazer algo que pode causar danos sem volta em suas roupas.

*Ignorar a diferença de cores:
Roupas brancas jamais, nunca, em hipótese nenhuma devem ser lavadas  com as coloridas. Se fizer isso, com certeza as mais claras ficarão manchadas. Mesmo que a roupa colorida não solte tinta, o branco ganha um desagradável aspecto amarelado se lavado com roupas de cor.

*Não verificar o grau de sujeira:
Peças muito sujas exigem um trabalho maior e um processo mais complexo e as vezes agressivos ficando mais desgastadas. Com pouca sujeira, não há a necessidade de passar por uma lavagem mais pesada, ou seja, é um dano que pode ser dispensado. O ideal é lavar as muito sujas separadamente.

*Misturar peças de uso pessoal com de uso doméstico:
Roupas de uso pessoal devem ser lavadas separadamente de peças de cozinha, panos de limpeza, cobertores de animais. Toalhas de mesa e panos de prato normalmente tem restos de alimentos e resíduos de gordura e podem manchar outras peças. Já os panos de limpeza e mantas de animais carregam um tipo de sujeira mais resistente e precisam de um tipo de lavagem mais pesada, que pode danificar roupas comuns.

*Exagerar no sabão em pó:
Como essa parte é dificílima para mim. Entender e aceitar que não é a quantidade de sabão em exagero que limpará as minhas roupas. Portanto, não abuse na quantidade. Quanto mais detergente você colocar nas roupas, mais elas precisarão ser enxaguadas e poderão desbotar. Além disso, caso fique algum resíduo de espuma nas peças, pessoas de pele sensíveis podem ter alergia. Mas confesso que sou exagerada com sabão.


*Usar a água para lavagem em temperatura indequada:
Algumas máquinas de lavar possuem água quente, o que ajuda bastante na limpeza. Acontece que não utilizamos  de maneira correta. Já viu que as novas máquinas digitais têm a pré-lavagem? etapa em que a água não aquece, porque as manchas e sujeiras devem ser retiradas primeiro com água fria. Se você colocar água quente na primeira lavagem, em vez de remover as manchas e a sujeira você pode piorar tudo e ter como resultado final uma mancha aparente. Por isso, é importante sempre utilizar a pré-lavagem com água fria para depois utilizar água quente como complemento da limpeza, caso a sua máquina tenha essa opção.

*Abusar dos alvejantes:
Não acredite em truques milagrosos para remoção de manchas( eu não acredito) Há tecidos que desbotam e até esgarçam com o uso de produtos errados ou itens caseiros(não uso nem obrigada essa lance de vinagre,bicarbonato,limão) desculpa meninas! não divido que dê certo, só não me arrisco.

Deixar muito tempo de molho:
Só peças muito,muito sujas precisam de molho. Além disso, o contato das peças com a água e o sabão por um longo tempo pode provocar manchas ou desbotar as cores( salvo sabão liquido que eu deixo de molho de um dia para o outro e nunca reparei nenhuma mudança de cor)

*Esquecer do amaciante:
O amaciante é tipo a cereja do bolo! amo essa parte! escolho o amaciante como quem escolhe o Look da noite rs. Mas é uma faca de 2 gumes. Se usado em excesso a roupa fica rançosa e oleosa. Se o exagero for cometido com toalhas de banho, vc vai perceber que elas perderam um pouco o poder de absorção de água quando nos enxugamos. E se não usar, você vai morrer para passar a roupa, e as peças ficam grossas e duras.






 Imagens retiradas da internet.




Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Ameiii as dicas.....eu não gosto de lavar roupa.... mas com seu jeito leve de levar a vida e suas dicas ficou muito mais fácil. Beijos Ana sucesso. .... saúde e paz.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns otimas dicas. Sigo vc no insta e adoro seu jeito e suas dicas. Vc poderia falar sobre a diferença entre sabão em pó e sabão o liquido. E qdo usar casa um deles. Sucesso. Bjos

    ResponderExcluir